A gente cresce na relação com o outro.

A gente cresce na relação com o outro.

terça-feira, março 30, 2010

Sonhos e Inconsciente na Obra de Freud

Local Rua Marquês de São Vicente, 225/casa XV - Gávea/RJ

Período: Aulas De 07/04 a 02/06/2010 - 4ª feira, das 20h às 22h

Objetivo: O curso é uma introdução á teoria freudiana dos sonhos e do inconsciente para leigos, iniciantes e interessados em psicanálise. Assim sendo, ele visa a definir alguns conceitos fundamentais tais como : o inconsciente e a consciência, as primeiras interpretações de sonhos e a associação livre, os afetos e as representações,os processos primário e secundário, o recalque, a pulsão e sua importância dentro do contexto clinico.

Público: Estudantes e profissionais das áreas de Educação, Psicologia, Psicanálise, Filosofia, Ciências Humanas e demais interessados.

Metodologia: Aulas expositivas, apresentações de filmes . Trata-se de um curso introdutório e alguns exemplos clínicos mais comuns, artigos e outros textos literários serão utilizados para uma maior possibilidade de compreensão. Uma participação mais ativa dos alunos será sugerida como um ponto importante dentro do contexto proposto.

Programa:
Primeiras considerações: O sonho e a janela do trem.
As formas mais comuns de interpretar sonhos: o livro dos sonhos, os símbolos etc. A proposta freudiana de interpretação: a imagem nos sonhos e a analogia com a janela do trem, a associação livre. Uma aula.

- Irma, o primeiro sonho interpretado.
Os restos diurnos, o sonho sonhado e o discurso do sonho. O sonho de Irma e Freud enquanto "inventor da psicanálise". Os preâmbulos do sonho de Irma , os personagens do discurso, a culpa e a angústia. A Trimetilamina e a pulsão sexual.

- O ics e o inconsciente (lugar e qualidade).
A primeira tópica. A questão do lugar na tópica e a diferença de qualidade entre o conteúdo conciente e inconsciente. Primeiras considerações sobre o processo primário e secundário

- Afeto e Representação.
O jogo dos afetos e das representações. Memória e traço mnésico. As primeiras formações do aparelho psíquico.

- Deslocamento e Condensação.
A formação de compromisso. A censura endopsíquica. Hipnose e inconsciente. As formações do inconsciente.

- Recalque e Repressão.
Diferenças: cultura, indivíduo e sujeito. As relações entre o recalque e a repressão. Importância clínica.

- Pulsão e Instinto.
Diferenças entre os dois conceitos. A natureza e a humanidade. O conceito de pulsão, sua definição e importância na clínica e na teoria psicanalítica.

- A cura pela palavra: Considerações finais.
A linguagem. O contrato analítico. A obra de Freud e seu legado cultural.

Carga Horária: 16 horas

Coordenação e Docência José Otavio de Vasconcellos Naves, Doutor - PUC/Rio.

Matrícula: Até 31/03/2010
A matrícula poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
1. Pela Internet
2. Pela Central de Atendimento - 0800 970 9556
3. Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à CCE/PUC-Rio na:
Rua Marquês de São Vicente, 225/casa XV - Gávea/RJ, Av. Marechal Câmara, 186/7º andar - Centro/RJ ou Av. das Américas, 1650/2º andar - Bl.1 - Barra da Tijuca/RJ

Investimento:
Para matrículas até 24/03, desconto de 5% no primeiro pagamento. Após esta data o curso poderá ser pago em 2 parcelas de R$ 260,00, sendo a primeira no ato da matrícula e a segunda no mês subseqüente.
Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, Mastercard e Visa.


Obs1: A matrícula poderá ser feita por outra pessoa mediante instrumento particular de procuração.
Obs2: O aluno, cujo curso for custeado por uma empresa, deverá preferencialmente encaminhar a carta de compromisso da empresa, garantindo a confirmação de sua matrícula, por fax ao nº. 3527-1394 ou entregá-la pessoalmente à CCE, no prazo de 24 horas. Caso não seja possível, favor entrar em contato com a CCE. A carta deverá conter CNPJ, Inscrição Estadual ou Municipal e endereço para cobrança. Posteriormente enviaremos, à empresa, a nota fiscal e a ficha de compensação.

Certificado: O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos freqüência e aproveitamento terá direito a certificado.

Observações - Vagas limitadas
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
- Para conveniados à Associação de Antigos Alunos PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado. Desconto não cumulativo.


Comunicação e Marketing
PUC-Rio
0800 970 9556


Atendimento Psicológico - em Botafogo
Contato: jessicacalderon.psi@gmail.com
Jéssica Calderon - CRP: 05/39344

Nenhum comentário:

Postar um comentário