A gente cresce na relação com o outro.

A gente cresce na relação com o outro.

segunda-feira, dezembro 06, 2010

Onde ficará sua independência quando você envelher?



O envelhecimento é um aspecto temido da vida, pois coloca em cheque o poder que pensamos ter, nossa potência, e nossa pretensão de independência em relação ao outro. Numa sociedade marcadamente individualista, podemos imaginar o quão duro é para alguém ver-se à merce da ajuda alheia.

"A maneira como as pessoas dão conta, quando envelhecem, de sua maior dependência dos outros, da diminuição de sua força potencial, difere amplamente de uma para outra. Depende de todo o curso de suas vidas e, portanto, da estrutura de sua personalidade." (Elias, N. - p.82)

Como você, leitor do meu blog, lida com relação a sua dependência X independência em relação às outras pessoas hoje? Você pode imaginar como será isso daqui há uns anos?

"Há pessoas em muitos asilos hoje que têm que ser alimentadas, postas no vaso sanitário e limpas como crianças pequenas. (...) o processo de envelhecer produz uma mudança fundamental na posição de uma pessoa na sociedade, e, portanto, em todas as suas relações com os outros. O poder e o status das pessoas mudam, rápida ou lentamente, mais cedo ou mais tarde, quando elas chegam aos sessenta, aos setenta, oitenta ou noventa anos." (Elias, N. - p.83)

Quando os pais envelhecem, pode ser que os filhos passem a tomar decisões por eles. Inverte-se os papéis de outrora, cuidador X cuidado.
Quando a geração mais jovem assume a função do cuidar pode fazê-lo de diversas maneiras, amorosamente ou não.
Quando o estado de saúde dos pais está mais comprometida, às vezes os filhos deparam-se com dilemas específicos, tais como: Colocar num asilo ou não? Contratar um cuidador profissional? A qual dos filhos caberá o cuidar? Estes são alguns exemplos de questões delicadas, que acarretam muitas implicações.

Como será nosso futuro quando idosos não podemos prever. Porém, podemos investir na qualidade das relações que estabelecemos no aqui-e-agora. É isto o que pode, não garantir, mas facilitar uma velhice mais bem cuidada e cercada de amor.

*Texto escrito por Jéssica Calderon.


BIBLIOGRAFIA:
- Elias, N. "A solidão dos moribundos, seguido de envelhecer e morrer." Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.


Atendimento Psicológico - em Botafogo
Contato: jessicacalderon.psi@gmail.com
Jéssica Calderon - CRP: 05/39344

Nenhum comentário:

Postar um comentário