A gente cresce na relação com o outro.

A gente cresce na relação com o outro.

quinta-feira, dezembro 02, 2010

A ditadura da "terceira-idade"




O conceito "terceira idade" veio para se contrapor aos estigmas de dor e perdas associados à velhice. Quando falamos em "terceira idade" introduzimos as idéias de atividade, participação na sociedade e busca de prazer e realização pessoal.

Se pensarmos que a diferença entre ser "velho" e ser "terceira idade" está numa maior qualidade de vida, essa diferenciação pode parecer muito saudável. Mas quero aqui chamar a atenção para outro aspecto.

Não há nada de mal em incentivar nossos velhos a viverem com mais jovialidade, aproveitando o melhor que podem em suas vidas. Contudo, não podemos cair na tentação de uma espécie de imposição de um estilo de vida ideal para todos os idosos.

Parece que o bom idoso é aquele que está sempre sorrindo, que vai a academia, que participa de bailes da terceira idade, etc. Parece que uma posição mais introspectativa, mais caseira, menos socialmente ativa é uma atitude de menos valor.

Não há como negar que existem dores físicas e emocionais associadas ao processo do envelhecimento. É preciso haver espaço para que tais dores possam ser explicitadas e não jogadas pra embaixo do tapete como se não existissem.

Precisamos permitir que nossos idosos se queixem de suas "dor nas cadeiras", para que chorem pelo cônjuge falecido, que possam contar e recontar suas histórias de "No meu tempo...", etc.

Às vezes, os mais jovens não têm muita paciência para acolhecer essas formas de expressão dos idosos... não entendem que esta é uma forma que eles encontraram para elaborar suas próprias questões.

Vamos ter cuidado com esse esteriótipo do "bom idoso" e o culto a uma imagem de "super idoso" - aquele com comportamentos e estilo de vida "ideais".
Vamos olhar para os padrões que são impostos com certa desconfiança e incentivar a autenticidade e a livre expressão de todos os aspectos relativos ao envelhecer.

Que haja espaço para alegria e para a dor, porque tudo é humano!


*Texto escrito por Jéssica Calderon.

Atendimento Psicológico - em Botafogo
Contato: jessicacalderon.psi@gmail.com
Jéssica Calderon - CRP: 05/39344

Nenhum comentário:

Postar um comentário