A gente cresce na relação com o outro.

A gente cresce na relação com o outro.

terça-feira, novembro 30, 2010

A velhice não é natural!




Envelhecer é biológico. A velhice é uma categoria histórica e social.

Envelhecer é um processo natural, do ponto de vista biológico. Mas a forma como lidamos com a idéia do envelhecimento isso é moldado histórica e socialmente. A velhice é uma categoria social, assim como a infância e a adolescência. Ou seja, são instâncias que nem sempre existiram. Para ficar mais simples de entender, é só pensar na questão das crianças. Hoje em dia há toda uma proteção em torno da infância, mas antigamente isso não fazia o menor sentido; as crianças eram vistas como "mini-adultos", por isso, era comum, por ex., que trabalhassem nas indústrias.
Por isso, quando falo que a velhice não é natural, estou dizendo que não é algo dado e imutável; não é um fato biológico, mas é uma categoria social.

A velhice não é a mesma aqui, na China ou em Nova Iorque.

A velhice não é igual para todos, não foi sempre do mesmo jeito e depende da sociedade em questão. Por exemplo, deve ser bem diferente ser um velho numa sociedade oriental que ainda preserve suas tradições do que um velho nova-iorquino inserido no coração do capitalismo ocidental. A própria idéia de "terceira idade" é uma nova categoria para falar de idosos ativos; é mais uma construção social, tipicamente brasileira.

Duas categorias - Ser "terceira idade" não é ser "velho".

Os termos "terceira idade" e "velho" marcam uma diferença entre dois sujeitos que podem até ter a mesma idade cronológica, mas vivem a velhice de forma completamente diferente. Em geral, essa diferença é fortemente influenciada pela posição social/econômica do sujeito. O "velho" é pobre, têm dores, doenças e dinheiro para consumir basicamente remédios. O "terceira idade" tem uma condição financeira melhor que o permite, além de consumir remédios quando necessário, também consumir outros serviços, cosméticos, lazer, cultura, etc. Por isso se ventila por aí o quanto é legal ser do grupo da "terceira idade" e não dos "velhos", porque além da idéia de maior qualidade de vida que está associada ao primeiro grupo, ser da "terceira idade" é continuar alimentando o sistema capitalista; é um interesse econômico.

Idade cronológica e nível de maturidade são coisas diferentes!

Os estágios de maturidade podem diferir da ordem de nascimento. O grau de maturidade da pessoa varia de acordo com n fatores, o quanto ela se permitiu experienciar coisas novas, sua disponibilidade para apreender com o outro, sua flexibilidade de pensamento, as situações de vida pelas quais passou, seu grau de autoconhecimento e autoaceitação, e muitos outros fatores que possivelmente eu desconheça. O fato de ser mais velho não deveria autorizar as pessoas a acharem que sabem mais que outras mais jovens.

A criação da categoria "velhice", assim como a criação de "infância", "adolescência" e "idade adulta", se pautou pela idade cronologica dos sujeitos, sendo possível então a institucionalização do curso da vida. Para que isto serve?? Serviu para uma maior organização social a partir das idades, organizando as posições nas diferentes instituições: família, fábrica, escola, etc. Dizendo de forma mais simples, essa definição de categorias ajuda ao Estado a regulamentar o curso da vida dos indivíduos. Pode-se então dizer: "Agora é hora de ir pra escola; Agora tempo de trabalhar e, por fim, hora de se aposentar."

A velhice como um problema social.

Por que pensar em políticas públicas para a população idosa é algo tão em voga atualmente? Será que por conta do aumento vertiginoso dessa população? Não somente!! A questão dos idosos no Brasil (e no mundo) é relevante por uma questão econômica. Com tantos idosos, que, muitas vezes, necessitam da ajuda do Estado e estão afastados do sistema produtivo capitalista, quem (e quantos) serão aqueles que estarão disponíveis para o mercado de trabalho? É possível que de alguma forma essas pessoas mais velhas possam ainda contribuir para produção e circulação de riquezas? Quem financiará as pensões dos aposentados??

* Texto escrito por Jéssica Calderon.

Atendimento Psicológico - em Botafogo
Contato: jessicacalderon.psi@gmail.com
Jéssica Calderon - CRP: 05/39344

3 comentários:

  1. Jéssica, adorei teu texto, ampliou muito o meu conhecimento!! obrigada!! :)Mary

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu blog, Jéssica! Pena que parou de publicar. Não consegui ler tudo ainda, mas farei isso com calma, em casa. Beijos

    ResponderExcluir