A gente cresce na relação com o outro.

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segunda-feira, novembro 15, 2010

IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho






Trabalho Científico
Resumo do Trabalho que apresentei no IV CBPOT, em São Bernardo do Campo - SP
Em 07/07/2010.

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO NA EQUIPE DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - EQUIPE T&D

Autor(es):
- Jéssica Calderon Paixão - UFRJ;
- Camila Simões Santos - UFRJ;
- Dr.ª Cândida Maria Cunha Melo - UFRJ;

Modalidade: Apresentação oral de relato resumido de pesquisa

Eixo Principal: Gestão de Pessoas
Sub-tema: Competência e desempenho

Palavras-chave: Mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas; Equipe de Treinamento e Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Equipe T&D; Estudo de Caso

Resumo:
Introdução:
Projeto desenvolvido durante estágio na Equipe de Treinamento e Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da UFRJ -Equipe T&D.
Mapeamos competências técnicas e comportamentais necessárias para que a Equipe atingisse seus objetivos. Mapeamos também as competências dos membros.
A Gestão por Competências propõe-se a alinhar
as competências humanas às competências organizacionais necessárias à consecução dos objetivos estratégicos da empresa.
Quando falamos em competências nos referimos a conhecimentos, habilidades e atitudes (Gilbert, 1978).

Objetivos:
Propor implementação de Gestão por Competências dentro da Equipe T&D, equipe de estágio da Psicologia/UFRJ.

Métodos:
Revisão bibliográfica e estudo de caso. A prática foi influenciado pela metodologia de Leme (2005). Diante dos dados utilizou-se análise quantitativa e qualitativa - ênfase na Análise de Conteúdo de Bardin (2003).

Resultados:
Mapeou-se as competências da Equipe T&D e de cada membro; Identificou-se necessidades de treinamento e desenvolvimento; Houve reflexão dos membros da Equipe acerca da sua prática.

Discussão:
A importância da Implementação de Gestão por Competências de forma participativa, onde os colaboradores sejam ativos.

Conclusão:
A Gestão por Competências é eficaz em alinhar o potencial humano aos objetivos organizacionais.
Quando este tipo de Gestão é feito de forma participativa, o trabalho trás contribuições que vão além do diagnóstico de treinamento.

Link: http://www.sbpot.org.br/ivcbpot/trabalhos/5237.htm


* Quem tiver interesse no tema, é só entrar em contato por e-mail que eu passo material para estudo!!


Atendimento Psicológico - em Botafogo
Contato: jessicacalderon.psi@gmail.com
Jéssica Calderon - CRP: 05/39344

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